Teologia da Perfeição Cristã – Fr. Antonio Royo Marín, O.P. (Ed. Magnificat)

Resenha

Em 1954, vinha à luz “Teologia da Perfeição Cristã”, de autoria do renomado professor e teólogo dominicano Fr. Antonio Royo Marín. Uma obra que coroaria, numa formidável síntese pedagógica, a longa discussão há tempos acesa no âmbito da Teologia Ascético-Mística. Após três séculos de desvios e imprecisões quanto à natureza dos caminhos da perfeição, diferentes vozes haviam saído em defesa da doutrina tradicional da graça e de seu desenvolvimento orgânico. Dentre eles, Pe. Auguste Saudreau, Fr. Juan G. Arintero e, mais recentemente, o Beato Maria-Eugênio do Menino Jesus e R. Garrigou-Lagrange, em resposta a concepções teológicas assaz dissonantes com a fé católica, restauraram os estudos de espiritualidade e redescobriram a exuberante sinfonia de uma tradição de dois mil sobre a vida interior.

À semelhança de uma orquestra sinfônica, também a Teologia Espiritual tem o seu regente: Santo Tomás de Aquino. E o grande mérito da obra de Royo Marín consistiu não só em recolher os bons frutos do longo debate teológico, mas, acima de tudo, submeter o plano e a dinâmica interna da exposição à autoridade de Santo Tomás. É o que ele mesmo procura insinuar ao leitor, logo nas primeiras páginas, ao citar as palavras de Pio XI na Encíclica Studiorum Ducem: “[…] se alguém quiser conhecer a fundo estes e outros pontos fundamentais da teologia ascética e mística, é necessário que recorra, antes de todos, ao Doutor Angélico.”

O que o leitor terá em mãos não presume esgotar os conteúdos da ciência espiritual; quer, antes, introduzir-nos seguramente, numa linguagem clara e precisa, na compreensão da santidade cristã, do alcance do mistério graça e dos meios de fomentá-la. É uma aventura, feita ela de estudo, meditação e oração, a que são convidados todos os fiéis, sobretudo os que receberam a missão de ensinar e apoiar as almas a corresponderem ao desígnio amoroso de Deus: “Sede santos porque eu sou Santo!”

 

Trecho da Obra

“A importância extraordinária da Teologia da Perfeição deduz-se de sua própria natureza e excelência. Nada pode haver de tão nobre e elevado, para o homem, como o estudo da ciência que ensina o caminho e os meios para chegar à íntima união com Deus, seu primeiro princípio e fim último. Na realidade, ‘uma só coisa é necessária’ (Lc 10, 42): a salvação da alma.” (Teologia da Perfeição Cristã, n. 30).

 

Biografia do Autor

Antonio Royo Marin (1913-2005), sacerdote dominicano espanhol, além de pregador bastante popular, notabilizou-se mundialmente como escritor. Destacou-se sobremaneira por suas qualidades intelectuais e interesse em aproximar o homem comum da rica tradição espiritual e teológica cristã, o que o fez permanecer em constante diálogo com as necessidades do seu tempo. Em reconhecimento a sua fidelidade à Igreja, o Papa João Paulo II concedeu-lhe a Cruz de Honra Pro Ecclesia et Pontifice. Ao lado de sua obra-prima, Teologia da Perfeição Cristã, destacam-se também Teologia Moral para leigos, A Virgem Maria, O grande desconhecido, A vida religiosa e Jesus Cristo e a vida cristã.

 

Valor o Livro em nossa Livraria: R$ 190,00

Seleciona abaixo o Mosteiro para visualizar os Retiros disponíveis:

Compartilhe!

Para se inscrever é só preencher os dados abaixo e aguardar nosso email de confirmação.