A Lógica do Reino dos Céus: A Glória que Segue a Cruz

No Evangelho do XXV domingo do Tempo Comum, vemos Nosso SENHOR atravessando com os discípulos a região da Galileia enquanto ensinava o mistério da Cruz, de Sua Morte e Ressurreição. Porém, os discípulos não compreendiam Suas palavras e tinham medo de perguntar.

Os discípulos, ao invés de guardar silêncio e meditar nas palavras do SENHOR, para buscar sua compreensão, discutiam entre si para ver quem era o maior.

Nosso SENHOR lhes fez o anúncio de Sua morte, do misterioso desígnio do PAI em permitir que os homens Lhe tocassem e O matassem. No entanto, os discípulos ainda preferiam as glórias terrenas. Quando chegaram ao seu destino, Nosso SENHOR, vendo os seus corações, interpelou-os: “O que discutíeis pelo caminho?” Nesse momento, ninguém ousou responder. Então, Nosso SENHOR lhes ensinou a lógica do Reino dos Céus: aqueles que são os maiores são os servos de todos. Para exemplificar a dimensão do serviço, colocou uma criança no meio deles e declarou que quem acolher uma criança por causa do Seu Nome estará acolhendo a Ele, e isso significa acolher o desígnio de DEUS.

Esta é a dimensão primária da vida cristã: fazer tudo em Nome de CRISTO, a fim de não perder tempo nem se fatigar com coisas que fogem da nossa vocação específica e do nosso estado de vida.

Devemos aprender a viver em íntima união com DEUS, elevando todas as coisas ao PAI por meio de CRISTO e na graça do ESPÍRITO SANTO, conscientes de que a nossa glória não consiste na riqueza e na abundância dos bens terrenos, mas sim nos bens celestiais. Esses bens nos são declarados por CRISTO, como fazer todas as coisas em Seu Nome e ser o servidor de todos.

Na segunda leitura, São Tiago revela que onde há inveja e rivalidade, há diversas outras desordens e más obras, distanciando-nos muito da sabedoria que vem de DEUS. Isso porque a sabedoria divina nos ensina a Cruz e o serviço ao próximo como remédios purificadores e santificadores. Uma vez que todos nós sofremos as consequências do pecado, nossa natureza está fragmentada e só será íntegra na vivência da nova vida em CRISTO.

Nosso SENHOR nos concede as graças necessárias, úteis e possíveis para nos livrarmos dos efeitos e das consequências do pecado. Mas, para isso, devemos colaborar e corresponder aos Seus desígnios, para assim levar a termo as graças batismais e dar fim aos conflitos, desordens e males existentes em nossas vidas.

A liturgia de hoje nos revela dois ensinamentos divinos que devemos assimilar: a Cruz e o serviço ao próximo. Essas duas realidades se entrelaçam, de tal forma que, muitas vezes, o serviço ao próximo é uma grande Cruz, porque a presença cristã no mundo e seu testemunho incomodam a muitos, pois se opõem ao modo de agir dos infiéis, repreendendo suas transgressões e seu modo de viver.

A vida cristã vivida em sua totalidade não incomoda somente os pagãos, mas também os cristãos que não estão dispostos a acolher a catolicidade de CRISTO, ou seja, a totalidade dos ensinamentos do SENHOR. Pois muitos buscam o prejuízo e a queda dos homens de boa vontade, que procuram conformar sua vida a CRISTO e ao Seu Evangelho.

Nossa paciência e serenidade em CRISTO serão provadas por muitos, mas jamais devemos esquecer por quem vivemos e por quem nos movemos. É pelo Nome de CRISTO e em CRISTO que devemos ser e existir, cientes de que somos filhos de DEUS e de que o SENHOR sempre nos defende.

DEUS nos defenderá de todo o mal e, se permitir a prevalência temporária do mal neste mundo, mesmo que isso dure toda a nossa vida, devemos crer com convicção religiosa que disso resultará um bem maior da graça. DEUS tirará de todos os males bens maiores, mas, para isso, nos pede fidelidade e firmeza no bem, pois se o justo esmorecer e perder a fé, será condenado. É pela fidelidade nas boas obras que comprovaremos o nosso amor a DEUS.

Peçamos a graça da compreensão de que a glória segue a Cruz e de que no serviço ao próximo encontraremos o SENHOR.

Louvado seja Nosso SENHOR JESUS CRISTO!

Seleciona abaixo o Mosteiro para visualizar os Retiros disponíveis:

Compartilhe!

Para se inscrever é só preencher os dados abaixo e aguardar nosso email de confirmação.