Deixemos a Palavra de Deus penetrar em nosso coração

Quando lemos nas Sagradas Escrituras que alguém era justo, significa que essa pessoa cumpria toda a lei. Isso é uma grande qualidade que poucas pessoas alcançaram e viveram. No Evangelho do 28.º domingo do tempo comum, escutamos um diálogo de JESUS com uma dessas pessoas.

Um jovem que, desde muito novo, observava os mandamentos Divinos aproximou-se de JESUS e se prostrou para descobrir o que mais deveria fazer para entrar no Reino dos Céus. Nosso Senhor, perscrutando o coração desse jovem, leva-o a reconhecer todo o seu esforço já empreendido na busca por DEUS, listando, para isso, os mandamentos que praticava. Então, afirmou amorosamente o que faltava ao jovem.

Nosso Senhor, como um Rei Divino, quer divinizar os Seus súditos, elevando-os constantemente de um patamar a outro. E, para aqueles que já alcançaram a justiça da lei, Ele requer ainda mais, convidando-os à via da perfeição e do amor maior.

Neste diálogo, JESUS requisitou do jovem um severo desapego dos bens terrenos, pois isso lhe era o principal obstáculo para o cumprimento específico de sua vocação. No entanto, o jovem ficou abatido e foi embora triste, uma vez que o Senhor lhe dirigiu uma palavra direta ao “tesouro” que se encontrava em seu coração.

Daí, Nosso Senhor aproveitou para exaltar a pobreza e ensinar os discípulos por meio de uma imagem: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus.” Ou seja, é mais fácil um camelo atravessar uma daquelas antigas portas laterais, situadas ao lado do portão principal das cidades, do que um rico entrar no Reino dos Céus.

As cidades do tempo de JESUS possuíam um portão lateral utilizado durante a noite, como uma forma de proteção. Esse portão era pequeno e, caso alguém quisesse passar com um camelo por ele, teria que remover toda a carga e fazer com que o animal se ajoelhasse. Assim, um camelo não poderia passar sozinho, necessitando de um condutor.

Aqui está a grandeza da imagem do dia de hoje: Nosso Senhor quer nos fazer passar por uma porta estreita, porque não há outra possibilidade de passagem. Para isso, Ele sabe que precisa nos despojar de nós mesmos e do mundo, livrando-nos de todos os apegos e de tudo aquilo que é um peso, seja material ou espiritual. Não há outro modo de atravessarmos essa porta a não ser na dócil submissão a DEUS.

Vimos, no início do Evangelho, que o jovem rico se ajoelhou diante de JESUS e desejava entrar no Reino dos Céus, mas, quando o Senhor lhe revelou que era necessário se desfazer de todas as suas riquezas, ele recusou e voltou atrás.

DEUS dirige Sua Palavra a todos nós como uma espada de dois gumes, que penetra o nosso corpo e atinge a nossa alma, não permitindo que algo fique escondido. Assim, no fim de nossas vidas, todos teremos de prestar contas sobre o que fizemos com a Palavra que DEUS Se dignou comunicar-nos. Somente na fidelidade a essa Palavra encontraremos a Salvação e a PAX, pois ela é a Sabedoria de DEUS, contendo um esplendor que não se apaga e uma riqueza incalculável e de vida eterna.

São Paulo teve a alegria de descobrir esse tesouro e comunicá-lo a todos nós, exortando-nos: “Conservai com firmeza a palavra da vida. Assim, no dia de CRISTO, terei a glória de não ter corrido em vão, nem trabalhado inutilmente.”

Caros Irmãos e Irmãs, CRISTO é a Palavra de DEUS. Só encontraremos Vida se a Ele aderirmos com todo o nosso coração e com todas as nossas forças. Usemos a imagem do camelo se ajoelhando e tentando passar pela porta estreita, mas não conseguindo. Até que JESUS lhe tire tudo o que é inútil e o impede de atravessar.

Então, pensemos em nossas vidas e deixemos CRISTO falar ao nosso coração, para que possamos nos despojar e viver tal como Ele viveu: “PAI, não se faça a minha vontade, mas a Tua!”

Deixemos a Palavra entrar e penetrar em nosso coração até que tudo seja iluminado, julgando até mesmo os nossos pensamentos e intenções, para que assim nos sejam reveladas as exigências do Amor e o que está encoberto aos nossos olhos.

Para tanto, peçamos as forças necessárias para colocarmos em prática tudo aquilo que o Senhor nos comunicar, em obediência, fidelidade e perseverança.

Louvado seja Nosso Senhor JESUS CRISTO.

Seleciona abaixo o Mosteiro para visualizar os Retiros disponíveis:

Compartilhe!

Para se inscrever é só preencher os dados abaixo e aguardar nosso email de confirmação.