Passio Domini

Na primeira Quinta-feira Santa, Nosso Senhor dirigiu-se ao jardim para orar, assinalando o início de Sua Divina Paixão. Ele disse: “Pai, se for a Tua vontade, afasta de Mim este cálice; contudo, não seja feita a Minha vontade, mas a Tua.” Em seguida, um anjo desceu dos Céus para fortalecê-Lo. Assim como o anjo do céu fortaleceu e nutriu Nosso Senhor, o Eterno Sumo Sacerdote, reunimo-nos na Presença da Santa Eucaristia para fortalecer e nutrir espiritualmente os nossos Sacerdotes, por intercessão dos santos anjos.

A espiritualidade da Passio Domini

Chamados a consolar Jesus nas horas da Sua Paixão Redentora

 

Um anjo foi enviado a Jesus em sua agonia para fortalecê-Lo enquanto Ele suportava o peso dos pecados do mundo, enquanto os três Apóstolos dormiam. Jesus lhes perguntou tristemente: "Não pudestes vigiar comigo uma hora?" Karol Wojtyla (Papa João Paulo II), ao comentar a negligência dos três Apóstolos, afirmou que as palavras de Jesus são:

"...uma repreensão que preocupa a cada discípulo de Cristo. De certa forma, a Igreja ainda ouve essas mesmas palavras: a repreensão dirigida aos três Apóstolos é aceita pela Igreja como se fosse dirigida a ela mesma, e ela procura preencher a lacuna deixada por essa hora perdida quando Jesus permaneceu completamente sozinho no Getsêmani. ... E agora a Igreja ainda procura recuperar aquela hora no Getsêmani - a hora perdida por Pedro, Tiago e João - a fim de compensar a falta de companhia do Mestre, que aumentou o sofrimento de Sua alma." (Sinal de Contradição, p. 151)

Jesus foi fortalecido não apenas pelo anjo, mas também por todas as almas generosas previstas por Ele, que, comovidas por Sua queixa de tristeza, O acompanharam e continuam a acompanhá-Lo no Jardim das Oliveiras, observando e compartilhando Sua amargura e angústia mortal. O Papa Pio XI escreveu em sua carta encíclica Miserentissimus Redemptor:

"Se, por causa de nossos pecados também, que estavam ainda no futuro, mas foram previstos, a alma de Cristo se tornou triste até a morte, não se pode duvidar de que, naquele momento, já derivava um certo consolo de nossa reparação, que também era prevista, quando 'lhe apareceu um anjo do céu' (Lc 22,43), para que Seu Coração, oprimido pelo cansaço e angústia, pudesse encontrar consolação. E assim, de maneira maravilhosa, mas verdadeira, podemos e devemos consolar esse Coração Santíssimo, que é continuamente ferido pelos pecados dos ingratos, pois - como também lemos na sagrada liturgia - o próprio Cristo, pela boca do salmista, se queixa de que é abandonado por Seus amigos: 'Meu coração esperava afronta e miséria, e eu esperava quem se compadecesse de mim, mas não havia ninguém; e quem me confortasse, e não o achei' (Salmo 118,21)." (Miserentissimus Redemptor, 13)

Inspirados por estas palavras de ambos os Papas e Santos, também nós, com amor, compartilhemos a Paixão de Nosso Senhor
por meio da oração, da compaixão e do sacrifício,oferecendo-Lhe assim algum alívio e cooperando com Ele em direção à nossa própria salvação e à salvação dos outros.

Esta devoção é especialmente oportuna dada a situação atual na Igreja, em nosso país e no mundo. Há uma grande necessidade de apoiar nossos sacerdotes e bispos, para que tenham a coragem e a força de falar e testemunhar os princípios morais cristãos básicos em nossa cultura em decadência. Desejamos dar-lhes apoio espiritual para que possam suportar o fardo de liderar tanto a Igreja quanto o mundo nos caminhos de Deus, construindo a cultura da vida como bons pastores após o Coração de Cristo.

Portanto, gostaríamos de convidá-los para esta celebração comunitária da Passio Domini todas as quintas-feiras. As horas da Paixão são momentos de graça especial e poder intercessório. Se você não puder participar todas as semanas, talvez possa esforçar-se para fazê-lo uma vez por mês ou toda primeira quinta-feira do mês. A Santa Missa e a adoração do Santíssimo Sacramento são os meios mais eficazes que temos para obter graças tanto para nós mesmos quanto para os outros.

Desejamos compartilhar essa dimensão essencial da espiritualidade do Opus Angelorum com todos que desejam se dedicar a consolar o Coração de Cristo de uma maneira especial e a fazer reparação por nossos próprios pecados e pelos pecados dos outros. A Paixão de Cristo está no centro de toda espiritualidade. Embora essa devoção exija sacrifício, é uma das coisas mais importantes que podemos fazer pela nossa Igreja e pelo nosso país nestes tempos. Jesus precisa de almas generosas que, pela graça de Deus, possam realizar grandes feitos através do caminho da oração e do sacrifício.

Seleciona abaixo o Mosteiro para visualizar os Retiros disponíveis:

Para se inscrever é só preencher os dados abaixo e aguardar nosso email de confirmação.