Advento do Senhor

Neste Domingo a Igreja começa o Ano Litúrgico, que é marcado pelos quatro Domingos do Advento em preparação para o Natal. Durante este tempo, escutaremos profecias que acentuam fortemente a vinda de CRISTO, tanto profecias do nascimento do Senhor como da Sua segunda vinda.

O início de um novo ano é um chamado da graça divina, no qual celebramos CRISTO que veio, que vem e que virá. Este ritmo litúrgico é pedagógico e nos conduz a celebração ritual dos Mistérios da nossa fé em atualização memorial dos acontecimentos por meio dos quais somos salvos. O fato do Verbo Eterno ter se Encarnado no seio de MARIA mudou o curso da história e alterou em bênção a antiga maldição. Daí, temos o privilégio da condescendência Divina, porque Nosso Senhor assumiu a nossa natureza e quer assumir a cada um de nós.

Caros Irmãos e Irmãs, A nossa esperança não decepciona, porque ela está fundamentada no testemunho Divino, “eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros”. Por isso, “Senhor meu DEUS, a vós elevo a minha alma … porque sois o DEUS da minha salvação”.

No Evangelho, o Senhor nos exorta a tender a DEUS com plena certeza e confiança em meio ao abalo das forças do céu; da angústia das nações e do medo que vai dominar os povos sobre o que irá acontecer no mundo. Isso porque, fiamos a nossa Esperança em DEUS e esta virtude nos conduz a tudo esperar d’Ele, apoiados em Sua graça que há de nos dar os meios necessários para alcançarmos a vida eterna.

“Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. DEUS é a nossa justiça e o nosso libertador, assim a grande obra que nos cabe é a de sermos fiéis à Sua Aliança. Esta Aliança foi inscrita em nossos corações pela graça do ESPÍRITO SANTO, consequentemente, “tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida”. “Portanto, ficai atentos e orai a todo momento a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do homem”.

Nosso Senhor há de vir em Sua glória, com poder e majestade, e retribuirá a cada um segundo suas obras, mas até lá, “os homens vão desmaiar de medo”. Para que “esse dia não caia de repente sobre vós”, JESUS nos deu a Sua PAX, que é a vida no Seu Espírito e na graça da filiação adotiva, possibilitando-nos a chamar DEUS como PAI.

Que grande privilégio o Senhor nos deu de sermos filhos de DEUS, e nós o somos se o amamos acima de todas as coisas e ao próximo como CRISTO nos amou. O Amor está em nossos corações se permanecermos em estado de graça. Porém, mesmo assim, é no coração que saem as más obras e as perversidade de todos os tipos, porque onde se encontra o Senhor ali se concentra o inimigo para empreender o combate.

CRISTO quer reinar em nossas vidas, mas, para isso, precisa se encarnar em nós, assumindo-nos pelo mistério da Santíssima Eucaristia. É na Eucaristia, fazendo-se alimento dos homens, que o Senhor tem acesso em plenitude ao nosso coração, porque é por meio dela que Ele nos assimila à sua divindade, fazendo-nos Sua morada e o Seu Reino.

A Eucaristia é o pão nosso quotidiano, pão substancial que nos alimenta e confere vida divina. Ela é a grande Instituição do Senhor, a pedra fundamental de CRISTO em nós. Assim, ela participa do mistério da nossa fé e da nossa correspondência. DEUS associa as suas graças à colaboração humana, quanto mais nós nos aproximarmos dos elementos de vida e santidade, tanto mais Ele poderá fazer-nos Seus instrumentos, desvelando o Seu poder e o Seu Amor.

*                      *                      *

A celebração do Advento começa com a ânsia do Amor Divino, isto é, com o desejo do próprio Senhor para que o Amor em nós aumente e transborde sempre mais, para que nós sejamos portadores deste Amor. E assim, possamos adorar e amar a DEUS com todas as nossas forças, enquanto os nossos corações são confirmados em graça e santidade numa vida sem defeitos aos olhos de DEUS.

“Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a DEUS, e já estais vivendo assim”. “De fato, conheceis as instruções que temos dado em Nome do Senhor JESUS”. No entanto, “fazei progressos ainda maiores” até que os vossos corações se dilatem e CRISTO JESUS seja formado em vós.

*                      *                      *

Oração para o Advento

PAI CELESTE, que na manjedoura de Belém depositastes a chave para o Vosso coração, dai-nos, nós Vos pedimos, a luz brilhante de Vossos Anjos, para que possamos achar o caminho certo até lá, a fim de que aplainemos os abismos de nossas falhas de caráter através do arrependimento e de um agir melhor, para que todos os pensamentos tortuosos do amor próprio e da vontade própria se transformem em uma ânsia clara por Vós e, assim, se tornem num caminho reto.

Deixai-nos reencontrar a infância perdida em uma pureza de nosso coração, em uma simplicidade de nosso ser e em uma humildade de nosso espírito para, na noite santa do Natal, podermos trazer à luz o tesouro que abre para nós o Vosso coração. Amém.

Seleciona abaixo o Mosteiro para visualizar os Retiros disponíveis:

Compartilhe!

Para se inscrever é só preencher os dados abaixo e aguardar nosso email de confirmação.