Coração de Jesus, modelo de nossos corações

A meditação do Lado aberto de Cristo nos conduz para o nosso próprio coração. Perguntemo-nos uma vez como enxergamos as nossas feridas, podemos pedir que Deus as cure, e de fato sofremos, às vezes, chagas profundíssimas que gritam por uma cura. Mas não podemos perder de vista este Coração aberto, profundamente ferido, porque nele temos o modelo como Deus quer o nosso próprio coração. Se o próprio Jesus não Se contentou com o lado fechado de Adão no paraíso, embora este ainda nem tivesse pecado, não precisamos também nós de um lado aberto? Afinal, somos feridos pelo pecado e sofremos constantemente inclinações para o egoísmo fechado. Se o nosso coração não fica aberto, como ele poderá amar os outros? É através da chaga que Deus abre no nosso coração que pode sair o amor. E por isso, Eda Schneider tem razão, quando diz que no céu só haverá corações abertos, sacrificados no amor.

Mas o Coração aberto de Jesus na Cruz é um modelo também para os Santos Anjos. Como Jesus nos amou até o fim, assim eles também querem amar-nos sem reservas, até as últimas consequências. O Coração do Senhor é o grande modelo que eles imitam, especialmente quando exercem o serviço de Anjo da Guarda. Aquilo que para nós muitas vezes é considerado como pedra de tropeço, para o Anjo é uma pedra preciosa; o que para nós causa queixas e lamentações, no Anjo causa júbilo e alegria, porque ele vê nisso o caminho de tornar-se mais semelhante ao seu Divino Senhor e Mestre.

Por isso, queremos também tomar o Coração aberto do Senhor como modelo e recorrer a ele. Nele podemos depositar tudo o que nos pesa, nele sempre acharemos uma porta aberta para as nossas necessidades, um refúgio seguro em nossas tribulações. Nele poderemos experimentar delícias celestes, sobretudo quando o recebemos na sagrada Comunhão. E talvez seja este Coração, presente na Sagrada Eucaristia, aquele lugar para onde o nosso Santo Anjo da Guarda mais quer conduzir-nos.

Façamos uma oração dirigida à santa Lança, que expressa de maneira muito bela o fato maravilhoso de que temos acesso ao íntimo do Divino Coração:

“Salve, Lança santíssima, santificada pelo precioso Sangue de meu Senhor, Jesus Cristo. Tu nos abriste o caminho da vida quando abriste o Lado de Cristo, no momento em que foste santificada pela água e pelo Sangue do lado. Ó Jesus, eu imploro, pela chaga de Vosso lado, o acesso ao Vosso santíssimo Coração, para entrar no âmago de Vosso amor divino. Para esta chaga me refugio como para um trono de força, e lá desejo abrigar-me, no lugar do repouso. Amém.”

Seleciona abaixo o Mosteiro para visualizar os Retiros disponíveis:

Compartilhe!

Para se inscrever é só preencher os dados abaixo e aguardar nosso email de confirmação.