Para quem reconheceu o essencial da cruz, todas as outras coisas são supérfluas. Contudo, o que é supérfluo não se cobiça. Por conseguinte, aqueles que reconheceram o essencial da cruz são desprendidos de desejos.
Nenhuma vitória sobre o mundo é tão completa como a vitória pela cruz.
Quem, por isso, ama a via-sacra do Senhor, quem caminha com o Senhor, para onde quer que Ele conduza, aprende a elevar-se acima do mundo e a vencer pela cruz.
Vê, ó alma, diz o Anjo, outrora estendeste as mãos para o Senhor e te agarraste a Ele. Agora estás ligada por Ele e tens de carregá-l’O; tem cuidado para não caíres, porque senão puxarias o Senhor contigo para o pó. Se Ele te suporta a ti – será que tu te recusarás a carregá-l’O? Perde-te inteiramente n’Ele, então terás encontrado a Quem não poderás perder, se permaneceres junto d’Ele e n’Ele.
Não fujas da cruz, fugirias do amor do Senhor. Deus liga à cruz a quem Ele ama. Quem, por isso, ama a cruz, já está ligado pelo amor de Deus. Aquilo que – na Sua Igreja – é causa de sofrimento para o Senhor seja causa de sofrimento também para ti, e aquilo que o Senhor ama, isso ama também tu. A medida do teu morrer espiritual por amor é a medida da tua força visual para o eterno.