Por que devemos rezar pelos Sacerdotes?

Fr. John Hardon, SJ, em sua biografia do Pe. Gerald Fitzgerald, fundador dos Servos do Paráclito e das Servas do Preciosíssimo Sangue, nos oferece uma explicação eloquente, e poderíamos até dizer inigualável, sobre as razões pelas quais os fiéis precisam rezar pelos sacerdotes. Os seguintes são trechos de seu capítulo sobre “Orando pelos Sacerdotes” na biografia intitulada “Um Profeta para o Sacerdócio”.

Esses trechos são um pouco longos, mas merecem ser citados na íntegra.

São Lucas conta a história da perseguição do Rei Herodes à Igreja primitiva; como depois de decapitar Tiago, irmão de João, e perceber que isso agradava aos judeus, ele decidiu prender Pedro também. Ele colocou Pedro na prisão, designando quatro esquadrões de quatro soldados cada para vigiá-lo por turno. Herodes pretendia julgar Pedro em público após o final da semana da Páscoa. Todo o tempo em que Pedro estava sob custódia, a Igreja de Deus rezava incessantemente por ele (Atos 12:2-5).

Da mesma maneira, São Paulo, em sua considerada primeira Carta inspirada, encerrou a Epístola aos Tessalonicenses com um pedido sincero: “Orai por nós, meus irmãos” (1 Tessalonicenses 5:25).

Aqui temos o ensinamento revelado do Espírito Santo, como uma prática (para Pedro) e uma petição (por Paulo) de que entre os deveres de um cristão está o de rezar pelos sacerdotes. Certamente, se Pedro, o primeiro Papa, e Paulo, o Apóstolo dos Gentios, precisavam de orações, quanto mais seus sucessores no papado, episcopado e sacerdócio.

E mais recentemente, quando o Papa João Paulo II foi elevado ao papado, no dia seguinte à sua eleição, ele pregou na Missa que concelebrou com o Colégio de Cardeais. O ponto culminante de sua homilia foi um pedido urgente de orações. ‘Depois de orar ao Senhor’, ele disse, ‘sentimos a necessidade de suas orações para obter aquela força celestial indispensável que nos permitirá retomar o trabalho de nossos predecessores de onde eles pararam.’

Tudo isso e mais faz parte da tradição ininterrupta da Igreja, desde os primeiros tempos cristãos. Os fiéis rezam por seus sacerdotes, desde o Bispo de Roma até o cura menos conhecido em alguma aldeia sem mapa do outro lado do mundo. Todos são os ‘ungidos do Senhor’.

Ao começarmos a nos perguntar, ‘Por que os fiéis deveriam rezar pelos sacerdotes?’, a primeira resposta também é a fundamental. Uma vez que todos os fiéis, incluindo os sacerdotes, são membros do mesmo Corpo Místico, todos devem cooperar uns com os outros para a edificação deste Corpo e para a maior glória de Deus.

Cada um de nós tem uma tarefa diferente a desempenhar na Igreja de Cristo, e cada um tem sua própria responsabilidade, de acordo com seu estado de vida. Devemos rezar para que pais e mães sejam bons pais; esposas e maridos sejam bons cônjuges; que os filhos sejam bons filhos; que os solteiros e viúvos sirvam a Deus em suas respectivas posições; que os religiosos sejam bons religiosos e fiéis à sua vocação.

Da mesma forma, os sacerdotes merecem intercessão, apenas porque são sacerdotes e, portanto, parte da sociedade visível, que é a Igreja. Ela é composta por muitos e diferentes membros, cada um precisando do outro e dependendo dos outros para apoio em oração.

Mas os sacerdotes foram escolhidos para desempenhar um papel único e especialmente elevado no Corpo Místico. Eles devem perpetuar o sacrifício do Calvário na Missa, tornar presente o Cristo vivo na terra em nossos dias e, no poder dado a eles por Cristo, absolver os contritos de seus pecados. No entanto, ao mesmo tempo, eles permanecem humanos, seres muito humanos, e, portanto, precisam de assistência divina na forma de graça atual. Para obter essa graça e sustentá-los até mesmo na amizade de Deus, eles próprios precisam rezar, e ninguém pode substituir essa lei fundamental de nossa fé. Ou os sacerdotes rezam, ou, como qualquer outra pessoa, cairão em tentação. No entanto, isso não é suficiente. Eles também precisam das orações de apoio dos outros, e têm um pedido especial por esse apoio por causa do que suas ministrações significam para o povo…

Um momento de reflexão, portanto, deveria dizer a um crente que o sacerdócio, como Fr. Gerald Fitzgerald o descreve, é uma ‘exaltação aterradora’. E é por isso que, como ele continua a dizer, não ‘podemos fazer nada mais consolador para o Sagrado Coração do que rezar pelo seu sacerdócio; pois pela instituição do sacerdócio, Deus confiou sua honra imaculada, seus interesses mais profundos, à guarda da argila criada.’ Entre os santos, Santa Teresa de Jesus sabia disso e é por isso que ela fez as orações pelo sacerdócio o primeiro dever de sua família carmelita…” (Um Profeta para o Sacerdócio. Bardstown, KY., 1997, pp. 115-119).

Está claro, a partir do exposto, que os fiéis têm o dever de rezar pelos sacerdotes. E para facilitar essa prática e aumentar a eficácia das orações dos fiéis, pedimos que escolhais em vossa diocese um sacerdote que ireis adotar, a fim de que possais rezar com todo fervor e dedicação, oferecendo sacrifícios em reparação pelas faltas cometidas por ele, especialmente oferecendo a comunhão, em cada Santa Missa, em reparação pelos pecados cometidos por ele. Pedimos também que a exemplo de nossa Mãe Santíssima, Maria, façais tudo isso em silêncio, sem que ninguém saiba para qual sacerdote vos estais intercedendo.

Busquemos fervorosamente ajudar os nossos Sacerdotes.

Seleciona abaixo o Mosteiro para visualizar os Retiros disponíveis:

Compartilhe!

Para se inscrever é só preencher os dados abaixo e aguardar nosso email de confirmação.