São Rafael Arcanjo um “jovem” com os jovens

Queridos jovens,

Vocês sabiam que um dos males que impede nosso crescimento espiritual
como cristãos católicos é a      i g n o r â n c i a?

Ela não deixa que o Espírito de Deus atue em nós, que Ele faça em nós sua obra de transformação… E um meio para vencer a ignorância é a leitura da Palavra de Deus. O livro que recomendo incansavelmente a todos os jovens é o livro de Tobias, um romance bíblico que contém muitos ensinamentos valiosos, que precisam ser redescobertos.

Neste livro aparece um “jovem” que de fato é um Anjo: São Rafael, que significa Deus cura ou medicina de Deus. De fato, foi através dele que Deus curou a Tobit, homem fiel ao verdadeiro Deus, que ficando cego, chorava e rezava a Deus cheio de aflição. No mesmo dia uma jovem chamada Sara, acusada falsamente, sofria imensamente e nesta sua aflição também orava a Deus. Na glória de Deus a oração de ambos foi escutada, por isso o “jovem” angélico foi enviado por Deus para uma missão especial: curar Tobit e ajudar a jovem Sara na sua vocação matrimonial. Nesta missão aparece outro jovem, Tobias, filho de Tobit, que designado pelo seu pai a viajar para um país estranho recebeu muitos bons conselhos que para vocês serão de grande ajuda. Convido-lhes que leiam: Tobias 4, 5-21 e descobrirão quão valiosos são.

Porém Tobias não poderia viajar sozinho, pois era jovem e tal viagem era muito perigosa. Ele precisava de alguém de confiança para acompanhar-lo. De repente saindo de casa Tobias encontrou-se com um jovem de belo aspecto, porém não sabia até o momento de que se tratava de um Anjo de Deus, porque tinha aparência de homem. Este era o “homem” de confiança que o seu pai desejava, e de fato foi ele quem protegeu Tobias de muitos perigos nesta viagem.

E nós que também estamos de viagem nesta terra rumo ao céu, quantos perigos no corpo e na alma enfrentamos? Diante de provas inesperadas, dos ataques do tentador, o que devemos fazer? O mesmo o que fez Tobias: recorrer, desde o íntimo do nosso coração, ao grande protetor dos que se acham em perigo.

São Rafael, socorrei-me, porque me vejo em perigo!

Bem como poderemos recorrer ao nosso Anjo da guarda, nosso amigo invisível, nosso companheiro sincero, nosso irmão maior sempre pronto, que dia e noite está do nosso lado.

Sejamos obedientes a São Rafael, o guia celeste da juventude e escutemos sua voz, pois Deus mandou aos seus Anjos que te guardem em todos os teus caminhos (Salmo 91). Que nunca possamos nos esquecer dessa ajuda celestial que o Senhor nos envia.

O Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher do teu filho. Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor(Tb 12, 14-15).

Dizia o Cardeal Charles Journet que: “Os Anjos revelam-se, mas somente àqueles que os amam e invocam”. Amemos e invoquemos mais os Santos Anjos, pois Deus na sua providência nunca deixa seus filhos desamparados.

Rezemos: São Rafael, Anjo padroeiro da juventude, te peço invocar a Deus por mim, para que sempre guarde minha vida pura e santa. Assim como guardaste ao jovem Tobias dos perigos de alma e corpo em sua viagem até um país estranho, protegei-me dos perigos de minha vida. Fortalecei-me contra as tentações do mundo, da carne e do demônio. Peço-te e invoco, glorioso São Rafael, para que sejas meu Anjo padroeiro da pureza. Pelo teu grande amor a Jesus, Rei dos Anjos, e a Maria, Rainha dos Anjos, guardai-me de toda impureza e ajudai-me a manter minha mente sem mancha, meu coração puro e meu corpo casto. Que receba eu o “Pão dos Anjos” frequentemente na Santa Comunhão, que seja um remédio efetivo e proteção contra as tentações e sele meu coração para sempre contra as sugestões de prazeres pecaminosos. Ajudai-me sempre a servir a Jesus, meu Senhor e a Maria, minha mãe em castidade perfeita, para que um dia possa merecer estar entre aqueles de quem Jesus dizia: Bem-aventurados os de coração puros, porque verão a Deus. Amém.

Saudações em Cristo, Pe. Daniel de O. Alves, ORC

Seleciona abaixo o Mosteiro para visualizar os Retiros disponíveis:

Compartilhe!

Para se inscrever é só preencher os dados abaixo e aguardar nosso email de confirmação.