Jesus Cristo vida da alma – Dom Columba Marmion (Ed. Cultor de Livros)

Resenha

“As páginas que se vão ler são de grande proveito. Dão repouso à alma. Simplificam a vida cristã” – estas palavras, retiradas do prefácio do Cardeal Mercier, conduz-nos ao âmago desta que, sem dúvida, foi uma das obras espirituais mais importantes e influentes do século XX.

À luz das Escrituras – especialmente da herança de São Paulo – e assentado em sólido fundamento doutrinal, Dom Marmion conduz o leitor, irresistivelmente, da assimilação do dogma à contemplação da beleza e grandeza do Mistério escondido de Cristo, do desígnio salvífico da redenção e de nossa participação nestes sublimes mistérios.

A unção que emana destas páginas, tão logo, revela a sua origem: não aquela da mera especulação teológica, mas, sim, nascida de uma intensa atmosfera de oração e recolhimento, do olhar fixo e amoroso em Cristo, razão pelo qual não restou ao autor senão comunicar o que lhe abundava no coração. Foi o que constatou o Papa Bento XV, ávido leitor de Jesus Cristo vida da alma, ao declarar ser ela: “própria para avivar nas almas o desejo de imitar a Cristo e viver d’Aquele que foi constituído por Deus nossa sabedoria, justiça, santificação e redenção.”

Não menos efusiva foi a aceitação desta obra em terras portuguesas. O próprio Patriarca concedeu, pela devota leitura e meditação de quaisquer capítulos, a graça de uma indulgência parcial.

Nestes tempos, em que o clamor reiterado dos Soberanos Pontífices aponta para o estado desolador de ‘analfabetismo religioso’ que desafia minar a vida de fé, torna-se tanto mais urgente a figura do pedagogo da fé: a de um pastor que, salvaguardando as fontes puríssimas da Tradição, da Escritura e do Magistério, consiga traduzi-las num delicioso maná de vida interior, numa profunda contemplação da verdade capaz de um encontro inesquecível com a própria Verdade: Jesus Cristo, a vida de nossas almas.

 

Trecho da Obra

“Tal é o plano de Deus a nosso respeito: Deus quer a nossa santidade; a quer porque nos ama infinitamente; e nós devemos querê-la com Ele. Deus quer fazer-nos santos, fazendo-nos participar da sua própria vida; e, para isso, adota-nos por filhos, herdeiros da sua infinita glória e eterna beatitude. […] É necessário compreendermos que só seremos santos na medida em que estiver em nós a vida de Jesus Cristo: é esta a única santidade que Deus exige de nós; não há outra; só seremos santos em Jesus Cristo, ou então não o seremos de forma alguma; não se encontra na criação nem um átomo desta santidade; ela deriva de Deus por um ato soberanamente livre da sua vontade onipotente, e é por isso que é sobrenatural.” (Jesus Cristo Vida da Alma, Cap. I – A nossa predestinação em Jesus Cristo).

 

Biografia do Autor

Beato Columba Marmion (1858-1923) nasceu em Dublin (Irlanda) e aos dezesseis anos entrou para o seminário diocesano. Em 1881, foi ordenado sacerdote em Roma e, posteriormente, após sentir um forte apelo interior a servir a Deus na vida religiosa, ingressou na Abadia de Maredsous (Bélgica) como monge beneditino. Foi diretor espiritual, excelente professor de Teologia e abade. Em 2000, foi beatificado pelo Papa João Paulo II.

Seleciona abaixo o Mosteiro para visualizar os Retiros disponíveis:

Compartilhe!

Para se inscrever é só preencher os dados abaixo e aguardar nosso email de confirmação.