O silêncio do coração: o Sim de Maria

Maria é o nosso exemplo de oração filial da Nova Aliança, que começa com a santa entrega à vontade do Pai. O “sim” que ela pronunciou na Anunciação foi proferido na obscuridade da fé; de maneira semelhante, ela “morreu” espiritualmente com seu Filho sob a Cruz. Somente dessa forma o seu sacrifício frutificou, somente dessa forma ela se tornou a Corredentora e a Mãe de todos nós na ordem da graça.

Na fé de Sua humilde serva, o Dom de Deus encontrou a aceitação que Ele esperava desde o princípio dos tempos. Aquela a quem o Todo-Poderoso fez ‘cheia de graça’ responde oferecendo todo o seu ser: ‘Fiat!’ Esta é a oração cristã: ser totalmente de Deus, porque Ele é totalmente nosso” (CIC 2617).

Ao nos ensinar a orar, o Anjo nos chama primeiro ao silêncio do coração e do desejo, a ouvir a vontade de Deus, a aceitá-la e aderir a ela, mesmo diante da Cruz. É precisamente através da Cruz que ele nos guia de acordo com o plano de Deus para o céu.

Quanto mais nos aproximamos do Anjo, tanto mais inexoravelmente, mas com amor, ele nos conduz à Cruz. A Cruz é nosso guia, nossa escada segura para o céu. O Anjo da Guarda nos conduz por esse caminho. O Anjo, assim como o homem, estão diante da Cruz aprendendo, contemplando, provando a si mesmos” (Leituras, Outono de 1962).

A fim de sermos capazes de aceitar e seguir nosso caminho pessoal da Cruz, devemos regularmente reservar tempo para o santo silêncio do coração, para descansar em Deus na oração.

Deve ser feito espaço para este silêncio, um tempo e um lugar, para cada um de nós, sem exceção. Não é possível estabelecer uma norma, porque cada vida segue um curso diferente. Mas na vida diária de cada um, deve haver espaço para o santo silêncio, preferencialmente diante do Tabernáculo, onde o Senhor Se encontra no silencioso Pão… Nesse silêncio, nos tornaremos perspicazes para o que Deus deseja comunicar a nós, nos tornaremos aguçados para o que Deus quer de nós. Deus quer que nos tornemos Santos, cada um em seu lugar, mas todos com a ajuda de Maria e dos Anjos, por meio do santo silêncio (Mãe Gabriele, Textos sobre o silêncio).

Especialmente agora,  mas também ao longo de todo o ano, nossa Santíssima Mãe e os Santos Anjos desejam nos guiar por esse caminho de silêncio na oração, que ouve e luta com a ajuda da graça de Deus para aceitar a vontade de Deus na fé obscura, para que Sua vontade seja a regra e medida de nossa vida.

Ó Mãe celestial! Permita-nos aprender o segredo do caminho da Cruz! Permita-nos aprender que passar no teste de nossa vida consiste em morrer – também morrer em renúncia espiritual. Permita-nos entender que há apenas uma Vontade – a do Pai; que há apenas uma Verdade – a do Filho; que há apenas uma Luz – a do Espírito; que há apenas uma resposta – o ‘Sim’ da Mãe, que o disse por todos nós e dirá por cada um de nós na hora de nossa morte. Amém (Via-Sacra, Sob o Véu de Maria).

Tradução  do artigo “Joining Forces with the Angels”
de nossa página da Obra nos Estados Unidos.

Seleciona abaixo o Mosteiro para visualizar os Retiros disponíveis:

Compartilhe!

Para se inscrever é só preencher os dados abaixo e aguardar nosso email de confirmação.